Rádio Evangélica Adonai

Seja bem vindo ao nosso site Rádio Evangélica Adonai O som do céu toca aqui!!

Locutores
Missionário Joel Morais
Publicidade Lateral
Ao Vivo Digital
radios net
Jota Studios Brasil
Banner Lateral 04
Congresso UNIFICADO
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

WhatsApp (99) 98801-0757
Bate Papo

Digite seu NOME:

Estatísticas

Visitas: 433399

Testemunhos

Adicionar
Nenhuma registro encontrado
Fan Page
Top Música
1
DAIANA TONELLA SE LEVANTA E VAI
2
DAIANA TONELLASANTO SEMPRE SANTO
3
EyshilaMe Leva
4
DAIANA TONELLASANTO SEMPRE SANTO
Ouvinte do Mes
Maria Anizia Aldeias Altas
Maria Anizia Aldeias Altas
Notícias

Vazamento de dados da XP: entenda quais os cuidados necessários para evitar golpes

Publicada em 26/04/2025




Vazamento de dados da XP: entenda quais os cuidados necessários para evitar golpes
Vazamento de dados da XP: entenda quais os cuidados necessários para evitar golpes  (Foto: Reprodução)
Empresa diz que valores estão preservados e que não houve movimentações de dinheiro. Mas informações como nomes, número da conta, saldo e limite de crédito vazaram. Prédio da XP Investimentos em São Paulo.

Amanda Perobelli/ Reuters



O vazamento de dados pessoais e saldos de contas dos clientes da XP acende um alerta para a possibilidade de novas tentativas de golpes financeiros. (veja o posicionamento oficial da empresa ao final desta reportagem)

Na véspera, a instituição informou seus correntistas e investidores, por e-mail, que houve um acesso não autorizado a uma base de dados hospedada em um fornecedor externo. Informações como nomes, número da conta, saldo e limite de crédito vazaram.

Apesar de informar que nenhuma operação financeira foi realizada e que dados como senhas, assinatura eletrônica, biometria, CPF ou documentos de identidade não foram expostos, a XP alertou seus clientes sobre possíveis golpes envolvendo dados pessoais.

"Por conta do ocorrido, desconfie de ligações telefônicas em nome da XP sobre procedimentos de segurança e reconhecimento de compras ou transações, e nunca altere ou realize qualquer ação no aplicativo sob orientação de qualquer contato telefônico."

Entenda abaixo o que houve e saiba quais os principais golpes acontecem com os dados expostos.

O que aconteceu?

Em um e-mail enviado a clientes na última quinta-feira (24), a XP informou que houve um acesso não autorizado a uma base de dados hospedada em um fornecedor externo. A empresa diz que valores estão preservados e que não houve movimentações de dinheiro.

"Imediatamente efetivamos o bloqueio deste acesso. Sua conta e seus investimentos estão em total segurança, pois nenhum sistema da XP foi acessado", afirma a empresa no comunicado aos clientes.

A XP afirmou ainda que seus aplicativos e sites podem ser usados normalmente, sem necessidade de alterar senhas.

Entre as informações acessadas estão:

dados cadastrais, como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade;

dados sobre os produtos financeiros contratados, sem os respectivos detalhamentos, limitando-se às informações binárias, como se possui ou não cartão de crédito e débito, seguro, consórcio, previdência e portabilidade de salário;

dados como o número da conta na XP, saldo, posição, nome do assessor e limite de crédito, referentes ao mês de março.

Com quem fica a responsabilidade do vazamento de dados?

De acordo com a consultora da Andersen Ballão Advocacia, Camila Camargo, nesse caso, onde a empresa contratou outra para o armazenamento de sua base de dados, a XP é vista como controladora dos dados pessoais e, portanto, tem responsabilidade no incidente.

"Contudo, em determinados casos, esse ônus pode ser compartilhado com a empresa contratada, seja em razão de lei ou contrato entre as partes envolvidas", afirma.

A especialista reitera a importância do cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e das normas da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

"É exatamente porque existem essas normas de proteção de dados que é possível enxergar, com clareza, quais as responsabilidades e obrigações dos agentes quanto ao incidente e os direitos disponíveis aos titulares de dados (pessoas físicas/clientes) impactados pelo ocorrido", explica Camargo.

Saiba como se proteger de golpes no PIX

Sou cliente da XP. Devo me preocupar com golpes?

Embora a instituição tenha garantido que nenhuma operação financeira foi realizada, é preciso que os clientes fiquem atentos a eventuais contatos telefônicos porque dados pessoais foram expostos.

Com informações em mãos, golpistas e fraudadores se passam por funcionários das instituições financeiras e, com o argumento de cumprir procedimentos de segurança ou para reconhecimento de compras e transações, pedem senhas e informações de acesso à conta das vítimas.

Os criminosos frequentemente entram em contato com as vítimas por meio de ligações telefônicas, e-mails ou até mesmo via WhatsApp.

"Por conta do ocorrido, desconfie de ligações telefônicas em nome da XP sobre procedimentos de segurança e reconhecimento de compras ou transações, e nunca altere ou realize qualquer ação no aplicativo sob orientação de qualquer contato telefônico", afirmou a XP.

Quais são os golpes mais aplicados contra clientes bancários?

Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), novos golpes surgem todos os dias e as instituições financeiras "não têm poupado esforços e, sobretudo, investimentos no combate a crimes" contra os clientes bancários.

Entre os 10 golpes mais aplicados em 2024, a federação destaca o golpe do WhatsApp, o golpe das vendas falsas e o golpe da falsa central de atendimento ou do falso funcionário de bancos.

Veja abaixo a lista completa da Febraban dos golpes mais aplicados no ano passado:

? Golpe do WhatsApp

Como é: o golpista descobre o número do celular e o nome da vítima para clonar a conta de WhatsApp. Com essas informações, tenta cadastrar o WhatsApp da vítima em seu aparelho. Para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo.

Assim, os fraudadores enviam uma mensagem pelo WhatsApp fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente de um site de vendas ou empresa que a vítima tem cadastro. Eles solicitam o código de segurança, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro.

Como evitar: uma medida simples para evitar que o WhatsApp seja clonado é habilitar, no aplicativo, a opção ?Verificação em duas etapas?. Dessa forma, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo app. Essa senha não deve ser enviada para outras pessoas ou digitada em links recebidos.

? Golpe da falsa venda

Como é: criminosos criam páginas falsas que simulam e-commerce, enviam promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e investem na criação de perfis falsos de lojas em redes sociais.

Como evitar: é importante que o consumidor fique sempre atento. O produto tem um preço médio no comércio de R$ 1.000,00, mas alguém está anunciando o mesmo item por R$ 300,00? Há fotos e vídeos de antes e depois de produtos com resultados mirabolantes? A loja oferece poucas opções de pagamento? O e-commerce é recém-criado em rede social? Pare, pense e desconfie. Pode ser golpe. Tome muito cuidado com links recebidos em e-mails e mensagens e dê preferência aos sites conhecidos para as compras.

???Golpe da falsa central telefônica/falso funcionário

Como é: o fraudador entra em contato com a vítima, se passando por funcionário do banco ou empresa com a qual o cliente tem um relacionamento ativo. O criminoso informa que há irregularidades na conta ou que os dados cadastrados estão incorretos. A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima e orienta que realize transferências alegando a necessidade de regularizar problemas na conta ou no cartão.

Como evitar: o cliente deve sempre verificar a origem das ligações e mensagens recebidas contendo solicitações de dados. Os bancos podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, ou ainda que o cliente realize transferências ou pagamentos alegando estornos de transações. Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar e, de outro telefone, entrar em contato com os canais oficiais de seu banco.

??Phishing (pescaria digital)

Como é: o phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica que visa obter dados pessoais das vítimas. A forma mais comum de um ataque de phishing é por mensagens e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos. Também existem páginas falsas na internet que induzem a pessoa a revelar dados pessoais.

Como evitar: nunca clique em links recebidos por mensagens. Mantenha seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados. Na dúvida, fale com seu banco.

?Golpe do falso investimento

Como é: falsos grupos criam sites de empresas de fachada e perfis em redes sociais para atrair as vítimas e convencê-las a fazerem investimentos altamente lucrativos e rápidos.

Usam vários artifícios para enganar os interessados: fornecem informações falsas da suposta empresa, mostram depoimentos inexistentes de pessoas que foram bem-sucedidas com o investimento, entre outros. Em alguns casos, para criar credibilidade, indicam que o usuário faça investimentos baixos no início e até chegam a pagar algum valor para a vítima.

Posteriormente, induzem a vítima a fazer investimentos mais altos e, uma vez que conseguem tirar uma quantia alta, somem.

Como evitar: sempre desconfie de promessas de rendimentos ou retornos muito acima daqueles praticados no mercado. Pesquise e verifique se a instituição é autorizada a operar no mercado e procure informações sobre sua atuação. Desconfie se houver insistência para fechar rapidamente algum negócio com a alegação de que irá perder uma oportunidade. Tome cuidado com abordagens em redes sociais e também com sites patrocinados em sites de busca.

? Golpe da troca de cartão

Como é: golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na maquininha de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com seu cartão e senha, fazem compras usando o seu dinheiro.

Como evitar: quando você for fazer uma compra com seu cartão físico, lembre-se dos ?Sempre?: sempre cheque o valor na tela da maquininha, sempre confira se o cartão que te devolveram é o seu mesmo e sempre passe você o cartão na maquininha. Não entregue cartões para ninguém.

? Golpe do falso boleto

Como é: os criminosos apostam na desatenção dos pagadores para aplicar golpes, falsificam boletos e colocam seus dados bancários para que recebam o crédito do documento de pagamento.

Como evitar: confira com atenção os dados do beneficiário do boleto, tais como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento e valor. No momento do pagamento, independente do canal utilizado (caixa eletrônico, mobile bank, internet bank etc.), os dados do beneficiário (a empresa que receberá o dinheiro) serão mostrados, permitindo ao pagador realizar a conferência com os dados que constam do boleto físico.

Se a conta em questão não pertencer ao beneficiário correto, o cliente não deve concluir a operação. Em caso de qualquer dúvida, o cliente deve entrar em contato com o SAC da empresa.

? Golpe da devolução do empréstimo

Como é: o golpista, de posse dos dados do cliente, realiza a contratação de um empréstimo em alguma instituição indicando a conta legítima do cliente para recebimento. Após a efetivação do empréstimo, os golpistas entram em contato com o cliente solicitando a devolução do dinheiro para cancelar a operação. Eles indicam uma chave pix ou um boleto para a devolução.

Como evitar: se receber uma ligação ou mensagem desse tipo, entre em contato diretamente com o banco pelos canais oficiais (telefone, site ou aplicativo). Se o banco realmente precisar que você devolva um valor, o procedimento será feito por meio dos canais oficiais da instituição. Nunca transfira dinheiro para contas de pessoas ou empresas desconhecidas.

? Golpe da mão fantasma

Como é: o criminoso entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco. Usa várias abordagens para enganar a vítima: informa que a conta foi invadida, clonada, que há movimentações suspeitas, entre outras artimanhas. E diz que vai enviar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar o problema. Se o cliente instalar o aplicativo, o criminoso terá acesso a todos os dados que estão no celular.

Como evitar: se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a instituição através dos canais oficiais e de outro telefone para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta.

?? Falso motoboy

Como é: o golpe começa com uma ligação ao cliente, de uma pessoa que se passa por funcionário do banco, e diz que o cartão foi clonado, informando que é preciso bloqueá-lo. Para isso, diz o golpista, bastaria cortá-lo ao meio e pedir um novo pelo atendimento eletrônico.

O falso funcionário pede que a senha seja digitada no telefone e fala que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartão para uma perícia. O que o cliente não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto, e é possível realizar diversas transações.

Como evitar: é preciso ficar atento. Nenhum banco pede o cartão de volta ou envia qualquer pessoa ou portador para retirar o cartão na casa dos clientes. Então, desligue o telefone e ligue, de outro aparelho, para o banco, para verificar se realmente houve alguma irregularidade.

Veja o posicionamento da XP na íntegra

"A XP informou hoje que tomou conhecimento de um acesso indevido a uma base de dados que se encontrava hospedada em um fornecedor externo, contendo informações parciais de clientes.

Os recursos dos clientes e da própria instituição estão seguros, protegidos e não sofreram qualquer tipo de impacto, inexistindo vazamento de senhas, assinaturas eletrônicas, token, credenciais de acessos ou qualquer dado que permita realizar transações financeiras.

Nenhuma conta de cliente, seus recursos ou sistema interno da XP foram comprometidos. Os clientes podem continuar a operar com total segurança. Não foram afetados os sistemas da XP e de qualquer empresa do grupo XP, bem como suas operações.

Imediatamente, tão logo tomou conhecimento do acesso indevido, a XP adotou todas as medidas adicionais de segurança para solucionar o fato. Os reguladores e as autoridades competentes já foram informados do ocorrido."


Fonte da notícia:
https://g1.globo.com/economia/educacao-financeira/noticia/2025/04/26/vazamento-de-dados-da-xp-entenda-quais-os-cuidados-necessarios-para-evitar-golpes.ghtml

Parceiros
Ao Vivo DigitalJota Studios BrasilParceiro 03Radialistas BrasilaNUNCIE AQUI

Copyright (c) 2025 - Rádio Evangélica Adonai - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD